Business Model Canvas: Groupon

Business Model Canvas: Groupon

Sabemos que o maior diferencial entre uma empresa, seja ela micro, médio ou grande porte, e uma Startup se dá em que uma já tem um modelo de negócio definido, seus processos são todos padronizados e ela se encontra em um ambiente mais estável. Por outro lado, a outra ainda está em busca desse modelo de negócio que seja repetível e escalável e o ambiente em que a mesma se situa é de extrema incerteza.

E o que é um Modelo de Negócio?

É um documento que mostra de forma clara e estruturada o escopo econômico, social e o valor que determinada organização oferece para seu público de interesse. Em outras palavras, ele é o conjunto de análises e reflexões sobre os valores da organização, além de ajudá-la a ter uma visão de como ela pode operar e se sustentar, qual sua estratégia de mercado e seus diferenciais.

Groupon

O Groupon é um dos maiores sites de compras coletivas, mas nem sempre foi assim. O primeiro modelo de negócio da Startup consistia na venda de camisetas, uma vez que as respostas não foram suficientemente positivas, eles pivotaram e criaram seu primeiro MVP (Mínimo Produto Viável), que foi a venda de Pizzas pela metade do preço no restaurante do primeiro andar do edifício em que situava o primeiro escritório da Startup, os primeiros 500 clientes surgiram daí. Esse primeiro MVP nada mais era que um blog no WordPress onde eles postavam as promoções e enviavam os cupons individualmente por email.

Hoje o Groupon conta com mais de 10.000 funcionários, sua receita é na casa dos bilhões, mundialmente conhecido e bem diferente da realidade que era no início de sua criação. Atualmente, apesar desse modelo de negócio ter se mantido em alta por tanto tempo, o Groupon está novamente se reinventando, em busca de mais inovação e alterando novamente seu modelo de negócio para conseguir crescer ainda mais.

O Groupon é uma Startup, pois possui um modelo de negócio que é repetível, pois ele consegue oferecer um mesmo serviço para milhares de pessoas ao mesmo tempo; é escalável, pois conseguiu crescer não apenas nos EUA, mas em diversos lugares do mundo; e, mesmo assim, novamente está procurando por um modelo de negócio fixo, que consiga expandir ainda mais seu negócio.

Business Model Canvas

Groupon canvas

Referências

https://hbr.org/2015/01/what-is-a-business-model

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Startup:-entenda-o-que-%C3%A9-modelo-de-neg%C3%B3cios

http://gestaoeinovacao.com/o-que-e-um-modelo-de-negocio/

http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-um-modelo-de-negocios/

http://3hands.com.br/blog/business-model-canvas/

http://blog.luz.vc/o-que-e/diferencas-de-modelo-de-negocios-e-plano-de-negocios/

http://kirjonen.me/what-made-groupon-work/

http://pt.slideshare.net/andrewhdn/groupon-case-analysis?related=1

http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/negocios/startup-enxuta-como-groupon-e-outros-fenomenos-da-internet-vao-se-reiventar/81004

Por: Rayelle Vera Cruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s