Modelo de Negócios – Archimedes

Alunos: Álvaro Conolly e Leonardo Coutinho

Logo Vermelha

O Archimedes é uma startup pernambucana com foco em educação e vêm atuando no mercado desde 2011. No início, o produto da empresa era um ambiente de EAD, capaz de fornecer questões e lições aos alunos. O produto era vendido através de pacotes de serviços online, “Questões para ENEM”, “Questões para PMI”, “Questões para concursos públicos”, etc.

Depois de 1 ano nesse ramo, decidimos que não era viável para a empresa continuar nesta linha de atuação, pois vários concorrentes estavam bem a frente do nosso produto. Começamos a pensar em outra linha de atuação, orientada aos professores, que também fazem parte da Educação, mas com escassez de soluções que facilitassem sua vida.

Começamos com um MVP de correção de provas automatizadas, por meio de um OCR que permitia a leitura de cartões resposta através de qualquer scanner, deixando de lado a necessidade de máquinas gigantes de leitura ótica. Em paralelo à esse produto, começamos a trabalhar em relatórios detalhados a respeito dos resultados de provas, foi a partir deste momento que identificamos o grande problema: universidades não têm controle nenhum sobre suas avaliações e resultados.

Através do OCR (sistema de correção de provas), começamos a ter várias notas de provas e as estatísticas para estudo. Através dos relatórios gerados, as coordenadorias de cursos e instituições conseguiam prever seus resultados no ENADE.

Um ponto que foi notado no terceiro ano de operação, foi a falta de critério na elaboração de provas. Conseguiamos gerar as estatísticas necessárias para auxiliar nas tomadas de decisão das universidades, mas o que embasava essas estatísticas (as provas e avaliações) deixavam muito a desejar. Então, investimos na padronização de avaliações criteriosas, baseado nos requisitos do MEC, e automatizamos através de um sistema de criação de provas. Além disso, adicionamos ao nosso serviço, treinamentos sobre esses critérios de criação de questões, capacitando os professores para que eles conseguissem criar questões de alto nível e aumentando a qualidade das avaliações.

Hoje, temos três macro-processos automatizados. São eles: criação, aplicação/correção e análise de resultados, contamos com 5 instituições privadas de nível superior e 3 instituições públicas.

Permeando nossos produtos, também tivemos dificuldades no modelo de negócios.
Atualmente, cobramos por mensalidade às instituições de ensino. Pensando na escalabilidade do negócios, estamos adotando uma modularização dos nossos produtos e iremos disponibilizar na internet para que qualquer professor compre a licensa dos sistemas e possam utilizar na sua rotina, atrelado à uma campanha de marketing digital. Mudamos nossa métrica de resultados, ao invés de contabilizar o número de instituições com o serviço, passamos a mensurar através dos professores que estão utilizando a plataforma, que é o nosso real cliente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s